ÓLEOS VEGETAIS 

 

ÓLEO DE AMÊNDOA DOCE 
_
um dos mais tradicionais óleos usados em massagens; inclusive pode ser usado puro em bebês. Evita a formação de estrias causada pela gravidez.

Tem ação hidratante, emoliente e reparadora da pele. Também é indicado em formulações de produtos capilares.

 

ÓLEO DE AVELà
_
rico em ácido oléico (ômega 9) e com fração significativa de ácido linoléico (ômega 6), esse óleo é ainda mais nutritivo por conter altos teores de tocoferóis e-sitosterol. Além de excelente emoliente, seu aroma doce e agradável faz dele um excelente ingrediente para formulações cosméticas.

 

ÓLEO DE CAFÉ VERDE 
_
tem grande fração de matéria insaponificável, responsável por uma ação fisiológica diferenciada proporcionada pelos compostos diterpênicos (família dos caurenos). Entre as principais ações estão o estímulo ao sistema nervoso, aceleração de processos como queima de celulite e proteção solar. Os fitoesteróis promovem excelente retenção de umidade, rápida penetração e boa aderência a aplicações cosméticas.

 

ÓLEO DE CASTANHA-DO-PARÁ 
_
além de ser rico em ácido linoléico (ômega 6), vitaminas e minerais, esse óleo contém fitoesteróis e amirina com propriedades cicatrizantes e antiradicais livres, respectivamente. É usado em loções hidratantes, produtos para banho, paramassagem condicionadores de cabelo e produtos para barbear.

 

ÓLEO DE GERGELIM 
_
um óleo milenar, um dos primeiros óleos vegetais usado pelo homem com poder curativo. A medicina Ayurveda atribui a ele propriedades antibacterianas e antipatógenos de pele, como fungos causadores de caspa, pé-de-atleta e psoríase. Alguns trabalhos recentes indicam que o óleo de gergelim tem propriedades antioxidante e inibidora do crescimento de células cancerosas.

 

ÓLEO DE GIRASSOL 
_
contém altos teores de ácido linoléico (ômega 6) além do monoinsaturado ácido oléico (ômega 9) e de vitamina E. Por isso, esse óleo proporciona benefícios para saúde como cardíacos. Há trabalhos que indicam a importância desse óleo para evitar infecções e fortalecer a pele de recém nascidos. Na pele, o óleo de girassol retém umidade, tem ação emoliente e regenerativa.


ÓLEO DE LINHAÇA 
_ é
o único óleo vegetal que, como o óleo de peixe apresenta altos teores de ácido 6 - linolênico (ômega 3). Por essa característica, tem efeito benéfico comprovado para pele, sistema cardiovascular, nervoso, combate ao câncer e outros. Pode ser ingerido ou usado como cosmético.

 

ÓLEO DE MACADÂMIA 
_
contendo ácido oléico (ômega 9) e ácido palmitóléico (ômega 7),esse óleo é usado na alimentação porque, além de seu sabor agradável, reduz os níveis de colesterol. Em uso cosmético, é indicado para peles secas, envelhecidas e para cabelos.

 

ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA 
_
rico em ácidos graxos insaturados e oxidantes (vitaminas), esse óleo é tradicionalmente usado em países como a Alemanha para vários fins medicinais. Estudos científicos mostram que eles reduzem colesterol e previnem problemas de próstata.

 

ÓLEO (manteiga) DE CUPUAÇU 
_
esse óleo é na verdade uma manteiga, pois apresenta baixo ponto de fusão (aprox. 30 ºC). Apesar do seu aspecto sólido ele derrete assim que entra em contato com a pele humana. Por ter composição balanceada de ácidos graxos saturados e monoinsaturados é muito usado em formulações cosméticas.

 

ÓLEO DE LICURI 
_
composto por ácidos graxos de cadeia curta, o óleo de licuri confere penetração e espalhabilidade diferenciados. Segundo saboeiras do semi-árido, é o melhor óleo para fazer sabão.

 

ÓLEO DE MACAÚBA 
_
o óleo desse fruto de uma palmeira típica do cerrado brasileiro é procurado para uso cosmético devido ao alto teor de ácido palmítico. Apresenta também altos teores de ácido oléico (ômega 9) e ácido láurico. Tem baixa acidez e alta estabilidade oxidativa. É bastante procurado para fabricação de sabões.

 
ÓLEO DE NEEM 
_
extraído da semente de Neem, esse óleo possui propriedades fitoterápicas relacionadas ao tratamento de pele (eczemas e psoríase, por exemplo). Além disso, tem ação repelente, inclusive contra pulgas, piolhos e carrapatos. Em agricultura é usado como biopesticida.

 
 
  Site Map